quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Valorização da arte urbana

Durante nossa campanha, escutamos muitas sugestões dos eleitores. Uma das reivindicações é por mais apoio aos artistas de ruas, a valorização desses profissionais para que sejam vistos como propagadores da cultura.

Em cidades como Londres, França, Nova York é comum ver artistas se apresentando em praças, estações do metrô e serem apreciados por turistas e demais passantes. Tocam, cantam, dançam, se fazem de estátua, fazem grafite. Veem-se os mais diversos tipos de modalidades artísticas por todos os lados.

Em Londres, esses profissionais são regulamentados pela prefeitura e, para se apresentarem em estação de metrô, por exemplo, devem antes se cadastrar e agendar sua data. Esses artistas deixam as ruas mais alegres, descontraídas e tornam o dia-a-dia mais agradável. Muitos transeuntes param para ouvir e até mesmo comprar um CD que os próprios vendem ali. No Brasil, infelizmente, existe a imagem negativa de que os artistas de rua são pedintes ou marginais. É preciso quebrar esse paradigma e valorizá-los, pois divulgam a cultura e a música brasileira.

E porque não copiar boas ideias? O grafite, que é muito difundido no DF por meio de ONGs e projetos como o Central Única das Favelas (Cufa) deveria substituir os muros pixados da cidade. A proposta de Solange Calmon é promover eventos com grafiteiros nos quais haveriam formação de jovens para essa arte e incentivá-los a colorir os muros da capital. Revitalizar espaços arruinados pela pichação e tranformá-los em telas artísticas.

Os cantores e bandas do Distrito Federal querem mostrar o seu talento. Muitas vezes não veem oportunidade para isso. A ideia de Solange é fazer uma agenda para as estações do metrô em que uma vez por semana uma banda se apresentaria pela manhã, às 8h30 e à tarde, às 18h. Serão permitidos todos os tipo de música: clássica, samba, rock, MPB, sertanejo... Essa presença tornaria o ambiente muito mais divertido para as pessoas que estão em sua luta do dia-a-dia.

A Cultura também faz inclusão social. Vote Solange Calmon. 65433.

Nenhum comentário:

Postar um comentário