quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Outubro Rosa: mulheres de peito

Hoje (1º), inicia a campanha mais feminina em todo o território nacional, o Outubro Rosa. Os monumentos da capital, Senado Federal, Catedral e Ministérios da Esplanada são iluminados pela cor rosa durante todo o mês, para lembrar da importância da prevenção do câncer de mama. Esse tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres, São registrados, a cada ano, 22% de novos casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Alguns cuidados podem eliminar o perigo. A prevenção é a melhor forma de evitar esse mal. Uma das alternativas é o autoexame e o exame clínico, a MAMOGRAFIA. Esses métodos são importantes. O primeiro é apenas educativo, para que a mulher observe mensalmente como estão as mamas, portanto o autoexame não afasta a possibilidade de fazer o exame clínico por um médico e também a mamografia.

De acordo com o INCA, ainda existem outras formas de prevenção, a principal medida é ter uma vida saudável. É necessário evitar a obesidade, ter uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos regularmente e evitar o uso abusivo de álcool.

Os sintomas são visíveis ou palpáveis, esses, apresentam alterações na pele que recobre a mama, e em alguns casos, o seio pode ter aspecto semelhante a casca de laranja, outro sinal de alerta é a secreção no mamilo. Por meio do toque é possível identificar o câncer palpável, que é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

Ao perceber qualquer um desses sintomas nos seios, procure um médico imediatamente. A Lei 11.664/2008 garante a todas mulheres o direito à mamografia a partir dos 40 anos e em casos de câncer de mama na família, o exame deverá ser feito a partir dos 35 anos. O maior amor que temos é o próprio, cuide da sua saúde. Assista ao programa Inclusão sobre o tema:


Nenhum comentário:

Postar um comentário