A alienação parental consiste em uma disputa dos pais pela guarda do filho. É uma forma que o genitor tem de alterar a percepção da criança em relação a outro genitor. Com isso, a criança passa a odiar o pai ou a mãe, a depender do caso.
Nessa entrevista, Solange Calmon entrevista o diretor e a produtora do filme "A morte inventada", que trata desse tema. Acesse o link:
https://www.youtube.com/watch?v=OAZ0AgJHMXg
Blog destinado a propostas e projetos de inclusão para uma sociedade justa e igualitária.
quinta-feira, 28 de agosto de 2014
quarta-feira, 27 de agosto de 2014
Dia do Psicólogo - Parabenizo todos os profissionais!
Hoje é o dia do Psicólogo. Gostaria de parabenizar todos os profissionais dessa área, que tanto lutam pela saúde psíquica da sociedade.
Nesse episódio do Programa Inclusão falo sobre a Criminalização da Psicofobia, ou seja, criminalizar pessoas que discriminam aqueles que sofrem de transtornos psicológicos.
Confira:
terça-feira, 26 de agosto de 2014
Pela acessibilidade de deficientes e idosos, vote Solange Calmon!
Segundo o Estatuto do Idoso, o artigo 38, item III, determina a eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas para a acessibilidade de idosos. Já os deficientes físicos têm suas prioridades, porém não são respeitadas. Muitos engenheiros e arquitetos não utilizam a psicologia aplicada, técnica na qual o profissional senta em uma cadeira de rodas para aplicar as exigências vigentes na legislação.
Instituições e associações questionam a postura adotada por condomínios, empresas e órgãos sobre o tombamento de Brasília. Esses apontam que ao aplicar a construção de acessibilidade fere o tombamento. De acordo com as instituições, rampas, elevadores e pisos tátil não modificam a paisagem e por isso tem que ser respeitada.
Brasília foi concebida sem acessibilidade aos deficientes. É preciso derrubar esses obstáculos e criar condições de mobilidade. Aplicar as leis de acessibilidade para idosos e deficientes será o caminho a ser trilhado no meu mandato.
quinta-feira, 21 de agosto de 2014
Abaixo a Homofobia
A bandeira do arco-íris LGBTs faz parte da nossa bandeira de luta pela Inclusão.
#voteSolangeCalmon65433 #abaixoHomofobia #pelabandeiradaInclusão
De acordo com pesquisa realizada pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, em 2012, apontou dados alarmantes.
O estudo demonstrou que o Distrito Federal é líder no ranking de denúncias de agressões contra os homoafetivos. Segundo o levantamento, aproximadamente, 80% das agressões são psicológicas e de discriminação e 40% acontecem dentro de casa.
O estudo destacou que 74,56% ocorre violência física. A pesquisa utilizou dados oficiais e notícias da mídia, onde 81,36% dessas agressões resultaram em morte. As formas de agressão vão desde tentativa de homicídio, lesões corporais graves, latrocínios e assassinato. As vítimas em sua totalidade, são do sexo biológico masculino.
A Declaração Universal de Direitos Humanos em seu texto afirma que nenhuma pessoa deve ser discriminada por raça, credo, cor, religião e escolha da orientação sexual. A pessoa deve ser respeitada nos princípios da igualdade, individualidade, justiça social e na promoção da dignidade humana.
Não se cale, DENUNCIE.
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
Erradicar a Hanseníase - doença curável. Brasil é o país com o maior número de casos da doença
Apesar de ter assinado um acordo com a Organização Mundial da Saúde há quase 15 anos, o Brasil não conseguiu cumprir a determinação que a OMS estabeleceu. Uma doença que é curável, mas que ainda segrega o paciente e o torna transmissor do bacilo.
A falta de campanhas educativas, de conscientização tem ainda vítimas dessa doença. Existem medicamentos e tratamento adequado, mas boa parte da população desconhece a existência de um mal que já foi banido dos países desenvolvidos.
A descoberta da cura na década de 1980, libertou vários pacientes dos antigos leprosários. Hoje, o Brasil ocupa primeiro lugar no ranking de casos de hanseníase. A Índia, vem em segundo lugar nas estatísticas, mas sua população é bem superior à nossa: são mais de um bilhão e meio de habitantes contra 230 milhões de brasileiros. No Distrito Federal, foram detectados vários casos de alunos de escolas públicas, com a doença. Há situações em que crianças já estão com as sequelas da doença; deformidade nos pés, dedos, pernas, mãos e braços.
Acabar com a hanseníase no Distrito Federal essa será uma das prioridades do meu mandato. Vote Solange Calmon pela Inclusão 65433.
A falta de campanhas educativas, de conscientização tem ainda vítimas dessa doença. Existem medicamentos e tratamento adequado, mas boa parte da população desconhece a existência de um mal que já foi banido dos países desenvolvidos.
A descoberta da cura na década de 1980, libertou vários pacientes dos antigos leprosários. Hoje, o Brasil ocupa primeiro lugar no ranking de casos de hanseníase. A Índia, vem em segundo lugar nas estatísticas, mas sua população é bem superior à nossa: são mais de um bilhão e meio de habitantes contra 230 milhões de brasileiros. No Distrito Federal, foram detectados vários casos de alunos de escolas públicas, com a doença. Há situações em que crianças já estão com as sequelas da doença; deformidade nos pés, dedos, pernas, mãos e braços.
Acabar com a hanseníase no Distrito Federal essa será uma das prioridades do meu mandato. Vote Solange Calmon pela Inclusão 65433.
terça-feira, 19 de agosto de 2014
Contra o tráfico humano
É muito angustiante quando perdemos a chave da casa, dinheiro, carteira, enfim, é frustrante ter algo perdido, desaparecido. Mas quando se trata de um parente, um ente querido ou um filho, o desespero é infinito.
No Brasil, a cada hora, 28 pessoas desaparecem. Em um ano esse número pode chegar a 250 mil pessoas. Essa triste e amarga realidade é acompanhada pela dor de milhares de mães que procuram por seus filhos anos a fio.
As causas de desaparecimentos são diversas, a maior incidência ocorre entre as crianças, jovens e idosos.
Segundo a ONG Desaparecidos Brasil, os números de pessoas desaparecidas não refletem a real situação, há um quantitativo infinitamente maior. A Lei nº 8.069, de 1990, que determina a investigação imediata em caso de desaparecimento, é obsoleta. Nem o Cadastro Nacional de Desaparecidos funciona, é inoperante.
Ajudar a mudar essa realidade é um dos focos da minha campanha.
Profissionalização e segurança para a terceira idade

Quando se pensa em velhice, vem a mente uma pessoa de cabelos grisalhos, ora jogando xadrez na praça ou fazendo tricô para os netinhos. Esses eram os idosos de antigamente. Agora, a nova geração da terceira idade entende que envelhecer com qualidade ajuda a superar as limitações causadas pelo avanço da idade. Existem muitos idosos cheios de energia e com potencial para dar à sociedade todo o conhecimento adquirido durante a vida. Eles são independentes, circulam pela cidade e têm rotina de dar inveja aos jovens. Pensando na continuidade do trabalho de idosos, o Estatuto do Idoso visa utilizar a especialização profissional da terceira idade. A lei federal 10.741 de 2003, garante à terceira idade direitos e benefícios. Nos artigos 26 a 28 determina a profissionalização e o trabalho de idosos, vedando qualquer tipo de discriminação,além de estimular o interesse das empresas privadas em contratar os que estão acima de 60 anos. Outro item do Estatuto é a criação de uma delegacia para atendimento exclusivo ao idoso. Em alguns estados, como no Rio de Janeiro, já existe a Delegacia Especial do Idoso. Mas na capital do país, que deveria servir de modelo para outras unidades da Federação, essa lei ainda não foi aplicada. É dever do Estado cuidar bem de seus idosos. Essa é uma de minhas bandeiras.
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
Conheça a trajetória da candidata Solange Calmon
A candidata a distrital, Solange Calmon, é jornalista e apresentadora do premiado programa Inclusão. Solange Calmon foi agraciada com 14 prêmios na área jornalística. Entre eles,Prêmio Wladimir Herzog de Direitos Humanos, Prêmio Imprensa Embratel, Prêmio Clara de Assis de TV, Prêmio Imprensa AMB – Associação dos Magistrados do Brasil e Prêmio Ibero-Americano do UNICEF.Voluntária na área social, especialmente em auxílio aos cegos para o ingresso na faculdade, lendo livros e ministração de aulas. Assistência na capacitação para ainserção no mercado de trabalho. Também ajuda as causas humanitárias e entidades beneficentes do Distrito Federal.Atuou junto ao Movimento Organizado das Pessoas Atingidas pela Hanseníase–MORHAN.O trabalho resultou na edição de uma medida provisória, que concedeu pensão vitalícia a todos os doentes.
Recebeu o “Voto de Aplauso”, a maior premiação concedida pelo parlamento brasileiro e o diploma de Honra ao Mérito Funcional como reconhecimento pela excelência destacada atuação nos serviços prestados ao Parlamento Brasileiro.Não se esqueça, no dia da eleição, vote na Solange Calmon 65433!
sexta-feira, 8 de agosto de 2014
O mal que ataca os idosos - AIDS
A sexualidade não desaparece pela questão da idade. Apenas as doenças físicas ou psicológicas é que impedem a prática sexual. Os idosos de hoje em dia são ativos, participam de atividades físicas, bailes e festas em grupos e associações da terceira idade. Nesses locais acontecem encontros e relações amorosas. Mas muitos estão esquecendo de se prevenir no momento do ato sexual. Segundo estatística da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, de 2009, aproximadamente 600 pessoas, acima de 60 anos, foram contaminadas pelo vírus HIV. Logo se faz necessária a divulgação de uma campanha de prevenção e proteção por parte do governo, sobre os riscos da contaminação da AIDS. Ajude a divulgar a importância dessa campanha, compartilhando essa informação.
Amizade longa e duradoura
Encontro festivo com muita alegria e diversão. As pessoas com deficiência visual conseguem superar limites e não encontram impendimentos para estudar, trabalhar, ter filhos e interagir. Helena, Neuza, Nely e Francineide gratidão pelos 12 anos de amizade.
Amamentar é amar
A cegueira não é impedimento quando se tem amor no coração e vontade de lutar.
Não é necessário enxergar a realidade para entender a importância da amamentação. Nessa foto, Francineide Costa, deficiente visual, amamenta a filha Heloísa com amor e alegria.
Não é necessário enxergar a realidade para entender a importância da amamentação. Nessa foto, Francineide Costa, deficiente visual, amamenta a filha Heloísa com amor e alegria.
segunda-feira, 4 de agosto de 2014
Solange Calmon defende a construção de novos CAPS
Sabe-se que o mal do século é a depressão: diversas pessoas já são diagnosticadas com o problema, que é caracterizada pela tristeza profunda, ansiedade, angústia.
A Secretaria de Saúde do DF, em parceria com o Ministério da Saúde, deve unir forças para ampliar o atendimento às pessoas com problemas psíquicos, pessoas com dependência química, crianças e adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção, etc.
sexta-feira, 1 de agosto de 2014
Mais médicos e melhores condições nos hospitais do Distrito Federal
O caos na saúde do Distrito Federal é bem conhecido: faltam profissionais da saúde, faltam leitos, equipamentos, vagas para atendimento e dificuldade para marcação de exames. Matéria do Correio Braziliense informa que a saúde no DF está entre as oito piores entre os demais estados do país.
Precisamos sair desse ranking e tornar Brasília exemplo para os outros estados. Solange Calmon propõe uma reversão nesse quadro: um projeto de lei que determine que todos os hospitais públicos, junto a Secretaria de Saúde do DF, cumpram metas de pacientes atendidos mensalmente e recebam todos os equipamentos necessários para os procedimentos médicos e disponibilizem em sua página os números.
Solange Calmon e a comunidade brasiliense estarão atentas e vão fiscalizar a eficiência dos hospitais e cobrar bons resultados.
Precisamos sair desse ranking e tornar Brasília exemplo para os outros estados. Solange Calmon propõe uma reversão nesse quadro: um projeto de lei que determine que todos os hospitais públicos, junto a Secretaria de Saúde do DF, cumpram metas de pacientes atendidos mensalmente e recebam todos os equipamentos necessários para os procedimentos médicos e disponibilizem em sua página os números.
Solange Calmon e a comunidade brasiliense estarão atentas e vão fiscalizar a eficiência dos hospitais e cobrar bons resultados.
Assinar:
Postagens (Atom)